Raise Over Limpers contra fishes

RoL, raise over limpers é um movimento super importante no nosso reportório de jogadas. Primeiro que tudo porque só podemos fazer ROL se existem jogadores a fazer limp preflop e já sabem o que isto quer dizer, que existem fishes na mesa.
Existem vários tipos de fishes por esse mundo fora mas todos eles têm a particularidade de fazerem Limp. Sendo assim, e porque eles são maus jogadores, existe imenso valor em jogar um pote HU contra um fish, e por isso é que o ROL tem tanta importância, para isolar o fish.

Mas afinal que tipo de mãos queremos jogar?
Contra um fish mãos que flopem TP são sempre boas, o que quero dizer com isto é que as High cards sobem em valor enquanto que as mãos médias são piores. Termos K2 em 67T contra um fish é bem melhor que ter 65. Ok, isto é um pouco contraditório, mas a verdade é que o valor de ambas as mãos contra um fish é identico já que devido à vulnerabilidade do nosso par vamos jogar a mão em bluff. Mas com o nosso K, temos a benesse de podermos ainda ficar com um par superior ao flop que nos ajuda a bluff catchar o river pois, para além de ele não ir largar um T em nenhuma das streets, ele pode ainda apostar um 7 ou um 88 porque não tem noção de que tipo de mãos vão pagar a sua aposta, e se nós com 65 apenas batemos bluffs falhados, com o K já batemos pares que ele decida apostar no river.
É verdade que se não fosse o custo que temos por existirem mais jogadores por falar, e o facto de já ter existido uma selecção de mão por parte do fish, eu faria ROL com 78% das mãos. Mas devido a isto nunca vou abrir mais de 38%.

E que size devemos utilizar?
Sabemos que um fish raramente folda preflop, flop e turn, mas que no river não irá fazer call com o seu draw falhado, midle/bottom pair ou o seu Qhigh, já que não existem mais cartas por sair. Sendo assim é de extrema importância planear a nossa mão para 3 barris. Quando fazemos ROL preflop queremos conseguir apostar 3 streets postflop e por isso devemos escolher um tamanho que crie no minimo um SPR entre 3~4. Isto é verdade para a maior parte do nosso range, no entanto com as mãos mais fortes queremos extrair o máximo de valor possível quando ainda existem cartas por sair e não quando já estão todas na board pois enquanto existirem draws por completar o fish não vai foldar. Com este tipo de mãos o ideal seria planear a mão para 1 street e isto conseguimos aumentando o size preflop. Para isto o meu size preferido é o de 1/3 da stack. Isto porque primeiro eles fazem call ainda com muita merda para ver o flop e foldarem quando não ligam sequer um draw. Depois porque estamos comitted com o pot ao ter pot odds de 30% contra qualquer shove e ainda porque maximiza a FE fazendo uma CBET de POT. E é por isso que contra as baleias (vpip 60+) vou planear as minhas melhores mãos para um SPR de 1 no flop.

Sim, é verdade que isto é uma abordagem para stacks pequenas, mas a verdade é que não é só em situações de ROL que podemos utilizar este tipo de movimento. Na altura de fazer 3bet contra um fish, já podemos mandar 1/3 da stack sem que seja uma overbet gigantesca. A proporção de mandar 10bbs com uma stack de 30 ou de mandar 20bbs com uma stack de 60 vs um raise de 3bbs, não é assim tão diferente. Experimentem, vão ver que irão ficar surpreendidos com os Call e fold flop deles.

One thought on “Raise Over Limpers contra fishes”

  1. Muito bom post! Desde pagarem showdowns com bottom pair numa mesa coordenada e emparelhada até pagarem preflop meia stack (com 35bb) e depois abandonarem no flop.. há de tudo hehe. Existem outros que fazem 'leituras de baralho' e outros 'predestinados' mas isso é outra conversa... :)) Como alguém me ensinou, a criatividade contra estes senhores é uma arma muito boa!

Leave a Reply