Acho que...

Esta semana na sequência de um comentário no forum reparei que ainda muita gente atira números para o ar quando chega a altura de calcular a nossa FE.
Este edukito postou a seguinte mão no forum da educa:

Boas
Eu fui AI porque depois de meter metade da stack ao raisar ficava comprometido o problema não é o fish pois ele donka muito parece ser bastante agressivo postflop vai 26%das vezes a SD em 31 situações o que deve ser muito para quem entra em jogo com 80% do baralho
Agora o CO é que fico na duvida ainda falta falar ele.
cumps
$0.1/$0.2 No Limit Hold'em
Entraction · 5 jogadores
Stacks:
MP - Hero 63.1 bb
CO - 100.7 bb
BTN - 121.6 bb
OUT - 106.2 bb
SB - 69.1 bb
BB - 96.5 bb
Pre-Flop: (1.5 bb, 4 jogadores) Hero é MP Q J
Hero raises to 3 bb, CO calls 3 bb, 1 fold, SB calls 2.5 bb, BB calls 2 bb
Flop7 T Q (12 bb, 3 jogadores) SPR: 5
SB bets 12 bbBB foldsHero raises to 60.1 bb e está all-inCO raises to 97.7 bb e está all-in, SB calls 54.1 bb e está all-in

Foi quando começamos a discutir o nosso movimento no flop que vejo que ele está a imaginar valores de FE, e é aqui que muita gente falha. Este edukito achou que 70% de FE era razoável para o CO e que achava ter 70% de FE contra o fish. A minha pergunta aqui é, onde foi ele buscar 70%.!

¿Mas por qué? 


Sendo assim e de modo a provar ou desaprovar o que ele disse, recorri à ajuda do flopzilla para ter uma ideia mais fiável dos ranges dos adversários.



Assumindo que o CO só continua na mão com TP, Flushdraw+ temos que ele vai continuar 34% das x, realmente não difere muito do que dizes, mas não basta mandar para o ar, temos de ver se realmente faz sentido o que dizemos.
Depois, a SE nunca é 0, mas entendo que estejas a pensar num caso hipotético.
Contra o fish, tens novamente com a ajuda do flopzilla que apenas 40% das mãos ligam algo, 70% de FE parece-me demasiado, agora assumindo que ele não folda midle pair nem draw tens tal como eu previa muita equity.

E aqui está, é muito importante conseguir fundamentar as nossas assumpções quando analisamos uma jogada de poker, o "acho que", tenho "pressentimento de" pode nos sair muito caro.
Apesar de ainda precisarmos de fazer ajustes aos ranges dos adversários, não precisamos de andar a imaginar FE nem SD, quando temos ferramentas que nos dão dados mais viáveis.

Leave a Reply